Com
uma estrutura semelhante a de um hospital de pequeno porte, foi entregue a
população do Distrito da Chã do Lindolfo, distante cerca de 4 km da cidade de
Bananeiras, a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde funcionará o PSF IX – Henrique
Lucena da Costa-.
A
entrega aconteceu na tarde da última sexta-feira, 14 de agosto, e reuniu o
Prefeito, Vice-prefeito, Vereadores, Secretários do Município e boa parte da
comunidade local.
Com
um investimento de R$ 408.000,00 (quatrocentos e oito mil reais), numa parceria
da Prefeitura com o Ministério da Saúde, a UBS conta com salas de vacina, de
triagem, enfermagem e de reunião, consultórios médico e odontológico, entre
outras estruturas, que vão garantir acompanhamento da gestante e do bebê
(pré-natal e puericultura), dispensação de medicamentos básicos, exame
preventivo (câncer de colo de útero), imunização (vacinas), entre outras ações
de prevenção e promoção de saúde.
O
Vereador Kilson Dantas, representante do Distrito, agradeceu os esforços da
Gestão Pública Municipal em garantir avanços na área da Saúde.
A
Secretária de Saúde, Maryjanne Lucena, destacou que o PSF IX, passa a ser o
maior do município. Disse que a entrega do equipamento demonstra que a
Prefeitura tem muito respeito pela população e cuidados com a saúde do
Bananeirense. Maryjanne pediu que os profissionais que trabalharão na UBS e,
principalmente a população, cuidassem bem do equipamento a fim de assegurar sua
durabilidade.
O
Prefeito Douglas Lucena, lembrou que a UBS era um sonho antigo da população
local, que desde 1985 desejavam ter o serviço. Douglas disse que ouvindo o
pedido constante da população concentrou os esforço em busca dos recursos e que
a entrega da UBS mostra o compromisso da sua gestão em garantir melhorias na
saúde pública. O Chefe do Executivo Municipal lembrou as reformas em PSFs,
construção de UPA, reforma do Hospital da cidade, compra em equipamentos
hospitalares e outras serviços.
O
Gestor Municipal garantiu a implantação do programa de saúde bucal na UBS, que
deve ser oferecido em breve.
Assessoria
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