sexta-feira, 10 de julho de 2015

IV Conferência Municipal de Saúde de Bananeiras foi realizada nesta quinta (09)




Representantes da Prefeitura de Bananeiras, do Poder Legislativo Municipal, Profissionais da área de saúde e representantes da sociedade civil organizada se reuniram na manhã desta quinta-feira, 09 de julho, durante a IV Conferência Municipal de Saúde.


Com a temática; saúde pública para cuidar bem das pessoas – Direito do Povo Brasileiro -, a Conferência serviu para discutir as políticas públicas de saúde no município, como disse a Secretária Municipal de Saúde, Maryjanne Lucena. “Esse momento é importante para se discutir a política pública de saúde no nosso município. É um momento onde podemos ouvir críticas, sugestões, tudo visando melhorar a oferta de saúde. É uma oportunidade de juntar poder público e sociedade civil, para discutir os problemas da cidade.” Frisou.

O Prefeito Douglas Lucena, que participou da abertura do evento, disse que a Conferência é um instrumento de grande importância, por definir políticas públicas para o futuro. “Talvez muitas pessoas não tenham a ideia da dimensão dessa conferência. Daqui saem ideias para serem encaminhas para o Estado, até chegar a conferência Nacional, ideias que vão terminar em políticas públicas pelos próximos anos”. Acrescentou que; “é uma oportunidade para que a gente possa se envolver e termos a consciência do serviço que o município oferece, que muitas vezes é desconhecido da população. Aqui propagamos a quantidade de serviços oferecidos no nosso município e os avanços que vem acontecendo ao longo dos anos”. Destacou.

Durante a abertura, foram apresentados alguns números da saúde no município como o aumento de 80% no número de Médicos especialista, diminuição da mortalidade infantil, construção de academia da saúde, reforma em hospital, construção de UPA, entre outras ações, obras e serviços.

Foram discutidos os Eixos; I – Direito a saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade com participação social; II – Valorização do trabalho, da educação em saúde e da política de comunicação do SUS; III - Financiamento e a relação público e privado e IV – gestão do SUS e modelos de atenção à saúde.

As propostas apresentadas nos eixos serão encaminhadas para a Conferência Estadual.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário